Board significa
"prancha" e maker
significa "produtor". O Boardmaker é um programa de computador que
foi desenvolvido especificamente para criação de pranchas de comunicação
alternativa. Ele possui em si a biblioteca de símbolos PCS e várias ferramentas
que permitem a construção de recursos de comunicação personalizados.
Com o software Boardmaker são
confeccionados recursos de comunicação ou materiais educacionais que utilizam
os símbolos gráficos e que serão posteriormente impressos e disponibilizados
aos alunos.
O Boardmaker poderá ser associado a outro
programa chamado de Speaking
Dynamically Pro que significa "falar
dinamicamente". Estes dois softwares em conjunto se tornaram uma
importante ferramenta para construção pranchas de comunicação onde, a partir da
seleção de um símbolo, acontece a emissão de voz pré-gravada ou sintetizada
representativa da mensagem escolhida.
O Speaking Dynamically Pro possui uma série
de ferramentas de programação fáceis de usar e que permitem a criação
personalizada de atividades educacionais, recreativas e de comunicação.
O Boardmaker é uma ferramenta que permite
construir os recursos de comunicação e aprendizado que seu aluno poderá
necessitar em cada fase de seu desenvolvimento educacional. Os exemplos e modelos que o Boardmaker possui
servem apenas para mostrar aos professores o potencial de criação deste
software.
Conhecendo os desafios educacionais, os
objetivos e atividades propostos para a turma e conhecendo também as
características do aluno com deficiência (suas dificuldades e acima de tudo
suas habilidades) o professor especializado irá projetar, construir e
disponibilizar os recursos pedagógicos que garantam a acessibilidade,
comunicação e participação no contexto da escola comum.
Nas últimas décadas tem se consolidado a
concepção que considera o processo de aprendizagem como resultado da ação do
aprendiz. Por isso a função do professor é criar condições para que o aluno
possa exercer sua função de aprender participando de situações que favoreçam
isto. Neste sentido, com relação aos alunos com deficiência, torna-se indispensável a criação de condições de aprendizagem
pelo professor, através da construção de recursos de acessibilidade.
O conhecimento não é gerado do nada, é uma
constante transformação a partir do conhecimento que já existe. É o que cada
aluno já conhece que explica as diferentes formas e tempos de aprendizagem, bem
como as dificuldades e possibilidades que o aluno apresenta. Seja nas propostas
de atividades, seja na forma como os professores encorajam e desafiam os alunos
a se lançar com ousadia nas propostas de aprendizagem, os recursos (materiais
educacionais) tem uma função decisiva nas possibilidades de aprendizagem dos
alunos.
Conheça mais no site: http://www.assistiva.com.br/ca.html
Conheça mais no site: http://www.assistiva.com.br/ca.html
Como faço para adquirir esse software ?
ResponderExcluirUm recurso muito importante de acessibilidade do Boardmaker é a varredura automática. Esta ferramenta permite que alunos com mobilidade reduzida realize as atividades utilizando apenas um acionador (botão esquerdo do mouse).
ResponderExcluirQuero saber se esse programa é gratuito
ResponderExcluirComo faço pra comprar o software e valor?
ResponderExcluir