COMO ADAPTAR?

COMO ADAPTAR?

Quando uma aluno inicia  o ano letivo, devemos antes de tudo, realizar algumas intervenções para poder pensar neste questionamento... COMO ADAPTAR?

A entrevista com os pais é fundamental, algumas questões ajudam diretamente o trabalho do professor, irei apresentar a vocês um exemplo de entrevista familiar que utilizamos nas escolas do município em que trabalho.






Após a entrevista, daremos início a sondagem, esta poderá ser realizada com materiais concretos, letras móveis, utilização de recursos tecnológicos, assim, poderemos traçar quais serão os objetivos propostos para adaptação dos conteúdos escolares.

Poderemos então, montar um PEI, Plano Educacional Especializado, um documento que registra os objetivos traçados, adaptações das atividades, estratégias que serão adotadas, recursos que serão utilizados, assim como as flexibilizações para o processo de avaliação, especificando os diversos instrumentos de avaliação que serão utilizados nesse processo.


Este é um exemplo de PEI, de um aluno com TEA no 2º ano do Ensino Fundamental I. Neste caso, o grau de TEA dele é Moderado, ainda não escreve, não reconhece as letras do nome, mas consegue fazer pareamento, utiliza letras móveis para compor seu nome, utiliza atividades no computador, gosta muito de músicas, ecolálico, mas conseguimos trabalhar por meio de seu grande interesse, músicas!


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